sexta-feira, 5 de junho de 2020

Florença - Calendário das exposições 2015

"Firenze, um ano de arte" está na sua 10ª  edição e esse ano comemora os 150 anos de Florença como capital da Itália Unida (1865-1871), apresentando um calendário riquíssimo de exposições que acontecerão na cidade. Em destaque as 8 exposições à seguir, todas em museus que contemplam a gratuidade no primeiro domingo do mês. Maravilha, não?

Foto:www.nanopress.it
Adoração dos pastores - de Gherardo delle notti


- "Gherardo delle Notti. Quadri bizzarrissimi e cene allegre" - Pintura flamenga
    Galleria degli Uffizi, 10 febbraio – 24 maggio

- "Il Medioevo in viaggio"  (A idade média em viagem) - Explora de modo interdisciplinar as viagens da idade média.
    Museo Nazionale del Bargello, 20 marzo – 21 giugno 

-  "L’arte di Francesco. Capolavori d’arte e terre d’Asia dal XIII al XV secolo" ( A arte de Francisco. Obras de arte e terras da Ásia do séc. XIII ao séc. XV) - Mostra dedicada ao Papa, apresenta a história da arte aprofundando o sentido de elevação espiritual de matriz franciscana, com produções orientais e ocidentais entre 1200 e 1400.
     Galleria dell’Accademia, 30 marzo – 11 ottobre 

 "Lapislazzuli -  Magia del blu"- Objetos e quadros feitos desse material originários dos montes do Afeganistão. Cor da tradição florentina
    Museo degli Argenti, 9 giugno – 11 ottobre 

- "Piero di Cosimo (1462-1522). Pittore “fiorentino” eccentrico fra Rinascimento e Maniera"- (Piero di Cosimo - Pintor florentino excêntrico entre Renascimento e Maneirismo) - Um estímulo à redescoberta desse artista não muito conhecido, acompanhado de obras de artistas contemporâneos.
  Galleria degli Uffizi, 22 giugno – 27 settembre

Foto:https://www.rennestimestwo.com
La Maddalena - di Piero di Cosimo

 - "Carlo Dolci" - Pintor florentino de 1600. Mais de 70 quadros do seu realismo mágico.
   Galleria Palatina, 30 giugno – 15 novembre

- "Firenze capitale 1865-2015. I doni e le collezioni del Re" - em homenagem ao período em que Florença foi capital do reino da Itália, reunirá numa só exposição as obras apreciadas pelo rei.
  Galleria d’arte moderna, 19 novembre – 3 aprile 2016

- "Carlo Portelli. Pittore di pregio"-  Outro pintor pouco conhecido do grande público que a galleria resolveu valorizar com a exposição de cerca 50 obras entre pinturas, desenhos e documentos. Uma pintura devota, apocalíptica, muito fiel ao estilo "Rosso Fiorentino"
Galleria dell’Accademia, 14 dicembre – 17 aprile 2016

Foto:www.artvalue.com
São Sebastião de Carlo Portelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário