sábado, 7 de fevereiro de 2015

Dirigir na Itália - Estacionamentos

Estacionar o carro por aqui não é das tarefas mais fáceis, principalmente se for nas grandes cidades, onde o meu conselho é ESQUEÇA O CARRO, pois os estacionamentos são caros, o trânsito é caótico, os motoristas sempre corridos não têm paciência com turistas que "passeiam" pelas ruas e a probabilidade de ser multado por transitar em locais proibidos, como por exemplo, os centro históricos, é altíssima! Falo por experiência própria.... acabei de receber uma multa por transitar em Pisa em local permitido somente para moradores, ou seja, o centro histórico (juro que não vi a placa), resultado: prejuízo de €. 69,00.


Zona de tráfego limitado - só é permitido o acesso aos veículos autorizados e o controle é eletrônico... então multa certa se passar por aí !

Estacionamento da Estação Santa Maria Novella em Florença

Vamos às regras:

1)  Em toda cidade, existem estacionamentos nas proximidades dos pontos turísticos e são muito bem sinalizados, alguns com painel eletrônico que informa o número de vagas disponíveis. 
Aqui na Toscana, como a maioria das cidades turísticas estão no alto de colinas, os estacionamentos que normalmente ficam na parte baixa, dão acesso ao centro histórico através de escadas, elevadores e até escadas rolantes. 
Essa é a melhor pedida, mesmo que sejam mais caros. Normalmente são automatizados, então você entra, pega o ticket, e paga no caixa automático na saída. A dica aqui é memorizar a localização da sua vaga, pois alguns deles, como o da estação de Florença, são enormes, com vários andares, fácil se perder...

2) Se for estacionar nas ruas, preste atenção na cor das faixas:  

Faixa Azul - Estacionamento a pagamento: Dirija-se ao "parcômetro" mais próximo para pagar o bilhete e deixar à mostra no painel do carro


 Os parcômetros aceitam moedas e cédulas mas não dão troco

 Algumas zonas dão a opção dos primeiros 15 minutos grátis

São pagos no período entre  08 e 20h e normalmente a primeira hora é mais barata. Nesse caso, 0,20 centavos a primeira hora. Até agora o mais caro que vi foi de 1,50 a primeira hora... diferente dos nossos, não?  

O ticket tem que ficar exposto no painel do carro

Faixa Branca - Estacionamento somente para residentes. Em alguns pontos de algumas cidades é permitido estacionar grátis nas faixas brancas mas nesse caso estará sempre sinalizado com a placa do "disco horário", veja abaixo.

Quando você encontrar essa placa, num estacionamento com faixa branca, quer dizer que o estacionamento é permitido e grátis, mas é obrigatório marcar o horário de chegada no "Disco horário". Nesse caso,  com duração de 1 hora, das 09 às 13h e das 16 às 20h em toda a praça, nos espaços sinalizados..

"Disco Orário" - Todos os carros na Itália tem no pára-brisa, do lado do carona, um disco horário. Veja quanto tempo é permitido o estacionamento e marque a hora da sua chegada.

Faixa Amarela 1 - Estacionamento permitido somente para residentes. É obrigatório a exposição da autorização.


Foto:www.repubblica.it
Faixa Amarela 2- Estacionamento para portadores de deficiência

Foto:www.vanityfair.it
 PROIBIDO ESTACIONAR exceto portadores de deficiência

Foto:www.strettoweb.it
Proibido estacionar 

Proibido parar e estacionar

Foto:www.autoblog.it

ATENÇÃO:  Estacionar o carro fora dos limites da vaga também dá multa

Foto:www.tiscali.it
Vigile urbano em ação - Guarda de trânsito em ação

7 comentários:

  1. Nossa, que perfeito! Obrigada pelas informações! Extremamente util!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre bom poder ajudar! Curta bastante a sua viagem à Itália, Anônimo!

      Excluir
  2. Christiane, que informações úteis. Porem restou uma dúvida que eu não sei mais onde pesquisar, por favor me ajude.
    Estamos com ideia de estacionar no Estacionamento da Estação Santa Maria Novella em Florença conforme seu comentario, porque vamos chegar pela PONTE ALLA VITTORIA SS67, mas como fica a ZTL pra eu chegar ao estacionamento e para sair? Passaremos por alguma camera? Se formos fotografado no trajeto para o estacionamento, como proceder para cancelarem a multa, uma vez que é tudo automatizado? Voce poder indicar as ruas que temos que pegar para chegar ao estacionamento e para sair, considerando a referencia da PONTE ALLA VITTORIA SS67 (VIALLE FRATELLI ROSSELLI)? Desculpe tantas perguntas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá Suzanna,

      Vamos lá: Chegando pela Ponte alla Vittoria vcs vão seguir o Viale Fratelli Rossetti (SS67) e passar sob 3 viadutos. Após o terceiro que fica na altura da "Fortezza da Basso", entrar na Via Santa Caterina d'Alessandria, que é a segunda rua, à direita. A Via Sta. Catarina se transforma em Via G. Montanelli (na Piazza Libertá) e depois na Via Nazionale e segue até a estação Santa Maria Novella.

      Curtam bastante Florença! Estou preparando um post com ótimas dicas da cidade, ainda essa semana no blog! Boa viagem!

      Bjo, Christiane

      Excluir
  3. Olá Suzana,

    Infelizmente não é possível cancelar a multa, por isso muito cuidado! Se você seguir as indicações acima não correrá esse risco. Boa viagem!
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. E pra sair do estacionamento e voltar ao ponto de origem, qual itinerário fazer? É o mesmo de ida? Não e contra mão. Brigadinho Chris vc esta me ajudando muito. Falta só este detalhe. Abraço

    ResponderExcluir