domingo, 4 de agosto de 2013

PROVENCE V - AIX-EN-PROVENCE

No nosso último dia por aqui vamos conhecer a "capital" dessa região maravilhosa:  Aix-en-Provence -  http://www.aixenprovencetourism.com/pt/ - com 160.000 habitantes conhecida como cidade das águas - daí o seu nome: AIX que em latim quer dizer águas. É aristocrática, universitária, jovem, agitada, moderna mas que preserva o seu passado. O centro dessa agitação está no Cour Mirabeau, uma avenida linda, ladeada por plátanos, onde estão os melhores cafés e restaurantes da cidade. Ali no número 53 está o café e brasserie "Les Deux Garçons" frequentado por Paul Cézanne e que está em funcionamento desde 1792. É o mais famoso de Aix e não se espante se encontrar alguma celebridade por lá! E a curiosa fonte "Mousse" coberta de musgos - que fica bem no centro da avenida cujas águas têm a mesma temperatura o ano inteiro: 27º C, e não congelam nem no inverno!

Mas, não fique só por aí... é uma delícia o passeio pelas ruas do centro com suas lindas lojas de comércio tradicional ou de grandes marcas além dos lindos casarões antigos! 
Um passeio super interessante é seguir a trilha de Cézanne - Se quiser fazer os quatro passeios disponíveis melhor adquirir o "Cézanne Pass". Os passeios são: 
1) O circuito "Seguindo os passos de Cézanne" - na cidade: O café Les Deux Garçons, o colégio Mignet e os murais espalhados pelas igrejas e universidades;
2) O circuito "As paisagens de Cézanne" - Um passeio pelos campos onde o pintor pousou o seu cavalete para retratar a paisagem e principalmente a montanha "Sainte-Victoire";
3) O atelier de Cézanne: Uma visita ao atelier que foi montado em 1954;
4) A casa de Jas Bouffan:  Uma visita à casa da família Cézanne.

Para quem não tem muito tempo sugiro um passeio no trenzinho que sai do Cours Mirabeau e passa pelos principais pontos turísticos da cidade.

DICA: Se você chegar de carro em Aix, nem perca tempo procurando estacionamento nas ruas do centro, mas também não precisa estacionar o carro fora da cidade )))) Existem vários estacionamentos ao redor do centro, com letreiros avisando o número de vagas disponíveis.... podem acreditar: Essa é a melhor opção!!! Nem custa tão caro!

O que não pode deixar de ser visto e feito em AIX:

1) Experimente o "calisson" - doce típico com frutas confeitadas, amêndoas e mel... huummmm !!!
2) Visite o mercado diário de frutas e hortaliças na Place du Prêcheurs... uma festa aos sentidos !!!
3) Visite o mercado de flores - às terças- quintas e sábados - na Place de l'horloge;
4) Faça o tour das fontes... uma mais linda que a outra!
5) Essa é para quem vai ficar mais tempo: As Termas Sextius - http://www.thermes-sextius.com/, um maravilhoso spa.... puro luxo !


Para melhores informações consultar o "Office de Tourisme" que fica bem pertinho do Cour Mirabeau.





Nenhum comentário:

Postar um comentário