quinta-feira, 1 de agosto de 2013

PROVENCE II : AVIGNON - ST-RÈMY E LES BAUX-DE-PROVENCE

Patrimonio da humanidade pela UNESCO - Avignon -  http://www.avignon-tourisme.com/ (95.000 habitantes) é uma cidade belíssima ! Cercada por 4 km de lindas muralhas foi sede da igreja católica no século XIV e ali viveram 7 papas.  Ué ?!?! Mas a sede da Santa Sé não foi sempre em Roma.?!?!?! Essa é uma longa história:  Por volta de 1300 - um papa francês - Clemente V - decidiu transferir a sede para Avignon, mas 68 anos mais tarde os romanos conseguiram levá-la de volta à Italia. A eleição de um novo papa italiano não foi aceita pelo clero francês que elegeu o próprio pontífice - Clemente VII - deixando a igreja católica com 2 papas durante 30 anos... imaginem ! 
As grandes atrações da cidade são o "Palais des papes" - (Palácio dos papas) em estilo gótico, simplesmente maravilhoso e a Pont Saint Bénézet  também conhecida como Pont D'Avignon que ligava a cidade à margem esquerda do Rio Rhône e foi construída antes dessa confusão dos papas, contava com 20 arcos que ao longo do tempo foram destruídos pelas numerosas enchentes e hoje tem apenas 5 e... não leva a lugar algum !!! Para mais informações e tarifas:  http://www.palais-des-papes.com/fr

Com seus inúmeros cafés e restaurantes e um vai-e-vem animado de gente passeando pelas ruas, Avignon é das mais animadas cidades que vi até agora na Provence, dá até prá fazer uma boas comprinhas, tem muita loja legal.. ficamos de olho na Zara e H&M. O Marché des Halles (alimentícios) funciona todos os dias com exceção das segundas-feiras das 06 às 13h! Se tiver por lá num dia de sábado não deixe de visitar o Marché aux Fleurs (Mercado das flores).. um espetáculo à parte!

Na praça principal - Place de l'horloge - (Praça do relógio) vale à pena uma paradinha num dos cafés ... A nossa parada foi emocionante pois naquele cenário lindo, com o palácio ao fundo, tinha um músico tocando uma flauta maravilhosa..... de arrepiar !! Pura emoção !!

De lá partimos para St-Rèmy-de-Provence http://www.saintremy-de-provence.com -  (10.000 habitantes) - Terra de Nostradamus, cidadezinha pequena, muito charmosa! Aqui ficou internado Van Gogh no auge da sua loucura e a Princesa Caroline de Mônaco viveu o seu luto pela morte do marido Stefano Casiraghi. Vale à pena sentar no simpático Grand Café Riche ao lado da igreja e depois passear por suas ruazinhas estreitas.... no caminho para a próxima cidade - Les Baux - parada obrigatória no Sítio Arquelógico Glanum onde se pode ver ruínas de uma cidade inteira do segundo século -  http://glanum.monuments-nationaux.fr/.

Les-Baux-de-Provence: http://www.lesbauxdeprovence.com/ (440 habitantes) É uma maciço rochoso a 900m de altitude. No século XI os mais poderosos duques franceses moravam ali e controlavam lá do alto mais de 100 cidades ao redor.  Parece que estamos num cenário de contos de fadas... Vamos subindo à pé por ruelas com casas de pedras até chegarmos ao castelo onde podemos ainda ver catapultas, armaduras e canhões daquela época.... Fantástico ! 


DICAS:  

1 - Nesses lugares assim pequenos programação é a palavra de ordem: Os restaurantes não funcionam após as 14h (almoço) e 20h (jantar).
2 - A França tem uma estrutura maravilhosa para receber os turistas. Em cada cidade tem um "Office de tourisme" que funciona muito bem e onde se fala inglês !
3 - Dá tranquilamente para fazer esses 3 lugares num dia só, principalmente na primavera e verão quando os dias são mais longos e o sol se põe às 21h... As distâncias: Avignon - St.Rémy = 25 Km e St.Rémy - Les Baux = 11 km e as estradas são perfeitas!

As nossas fotos: (não foram tantas.. hoje ninguém estava querendo posar... muita coisa linda prá se ver !!!)


JÁ FOI ? MANDA A SUA DICA !



 Palácio dos Papas




 Pont-Saint-Bénézet
 Les-Baux-de-provence










Nenhum comentário:

Postar um comentário