O roteiro

Quando começo a pensar numa viagem, o primeiro passo é a pesquisa, muiiita pesquisa: sites, blogs, revistas, amigos que já foram pro mesmo lugar, recolho todas as dicas possíveis, isso ajuda muito na  programação e nesse ponto já começo a viajar! 

Cada um tem o seu jeito, eu sei, mas vamos combinar que ficar perdendo tempo decidindo qual o melhor caminho para aquele lugarzinho especial, ou chegar faminto a um restaurante e encontrá-lo fechado, ou o museu tão sonhado que não abre às segundas-feiras e esse é o seu último dia na cidade, não é lá muito legal, né?

Quando viajamos o tempo tem que ser aproveitado ao máximo, por isso elaboro sempre os meus roteiros detalhadamente, se vou de metrô por exemplo, já vai lá escrito que linhas vou usar, quais as conexões, os restaurantes na região, o que não posso deixar de ver por ali,etc. 

Quando anotamos tudo no roteiro não corremos riscos, mas como ninguém é de ferro, de vez em quando rola uns furos, o último deles foi na nossa visita ao Castelo de Versailles que estava programada para o sábado, justamente para ver o espetáculo "Les Grandes Eaux Musicales",   mas não anotei essa informação no roteiro, quando em Paris, esqueci desse detalhe e mudei para o domingo, resultado? perdi o espetáculo. Vamos ter que voltar! Lá vem mais viagens!

Sou uma sagitariana, lembram? Por isso deixo sempre brechas ou alternativas para cada dia, em Paris por exemplo, ao sairmos do hotel para passear pelo Marais, o dia estava tão límpido que decidimos que seria perfeito para ver a cidade lá do topo da Torre Eiffel, passeio que estava programado para o dia seguinte, e foi realmente uma ótima idéia!

Mapas (da cidade, do metrô), dicionários, e o seu roteiro impresso, facilitam a vida! Tenho o hábito de  pegar o cartão do hotel onde estou hospedada, nunca se sabe! Checar sempre documentos, levar din-din  na bolsinha porta valores, ter sempre notas pequenas na carteira e no mais deixar o espírito de turista tomar conta de você, curtir tudo, fotografar bastante, mas cuidado prá não ficar somente atrás das lentes, tem que se misturar, fazer parte do lugar, se sentir especial, tem coisa melhor que ser turista?