terça-feira, 26 de abril de 2011

PARIS - QUAL A MELHOR ÉPOCA ?

Acho que Paris é sempre  maravilhosa em qualquer período do ano, principalmente para nós que  vivemos num país tropical, viver as estações do ano bem definidas é  maravilhoso, uma viagem na viagem,  mas escolhi a primavera porque simplesmente amo ver como as pessoas entram no clima e a cidade inteira fica florida: flores nos jardins, nas pontes, nas janelas, uma festa !  Além disso podemos caminhar à vontade sem medo do frio no gélido inverno europeu. Ah! sim, caminhar, sou daquelas que coloca a cidade de ponta à cabeça À PÈ, acho que assim podemos realmente conhecer um lugar e seus cantinhos especiais, mas em Paris vamos "Flaner" (flanar), um verbo que os parisienses conhecem bem. Flanar é caminhar passeando, com calma, sem compromisso com horário, tem coisa melhor?  Decidi que não íamos fazer nada com pressa por isso reservei cinco dias inteiros só prá ela, o que ainda é pouco em se tratando de Paris, mas dá prá flanar por muitos lugares legais!

Veja o tempo por lá:

Janeiro - Fevereiro:  Pleno inverno, dias curtos, frio intenso, ideal para programação em locais fechados (restaurantes, museus etc), somente os mais corajosos se arriscam em programas ao ar livre. Temperatura entre 1ºC e 6ºC.

Março: Final do inverno mas o frio ainda pode estragar a programação ao ar livre. Os dias continuam curtos. Temperatura entre 5ºC e 12ºC.
Abril: Com a chegada da primavera lá no final de março o frio começa a ceder e os dias se alongam, já é possível se arriscar em belas caminhadas e quem saber ver os primeiros sinais de flores renascendo nos jardins. Temperatura entre 7ºC e 17ºC.
Maio: Primavera plena, dias longos mas ainda frios (não esqueçam os casacos), os programas ao ar livre ficam super agradáveis numa temperatura entre  10ºC e 20ºC , o sol se põe em torno de 21:30h e o clima é de festa !
Junho - Julho: Com o verão chegando em Junho a temperatura sobe e fica entre 13ºC e 23ºC e os dias são bem longos, em Julho fica mais quente, entre 15ºC e 25ºC. Nesse período o número de turistas é maior, portanto maiores também as filas, os preços.....
Agosto:  Pleno verão, dias longos, temperatura beirando os 30ºC, é o mês de férias na Europa e também Estados Unidos, por isso o número de turistas aumenta consideravelmente, e a cidade muda a sua cara, muitas lojas e restaurantes fecham para férias durante esse período.
Setembro:  Uma delícia, menos turistas, menos filas, os dias continuam longos, a temperatura é mais amena, entre 12ºC e 22ºC .
Outubro: A temperatura entre 8ºC e 16ºC é ainda muito agradável, não chega a impedir belos passeios ao ar livre, as árvores já começam a perder as suas folhas com as cores terrosas do outono, um espetáculo à parte!
Novembro: Temperatura caindo, entre 5ºC e 10ºC, o inverno está se aproximando, os dias são curtos, e os parisienses voltam à programação em locais fechados.
Dezembro:  O inverno chegou, a temperatura despenca e fica entre 2ºC e 7ºC,  e há possibilidade de neve, apesar do frio a cidade recebe muitos turistas nessa época do ano... afinal de contas é um charme passar natal e réveillon em Paris, não?


Spring in Paris

Nenhum comentário:

Postar um comentário