sexta-feira, 5 de junho de 2020

Solstício de inverno - O dia mais curto do ano

O dia 21 de dezembro foi o mais curto do ano aqui no hemisfério norte, durou cerca de 9 horas. De fato o sol nasceu às 07:37 e se pôs às 16:44, marcando o solstício de inverno, ou seja o dia em que o sol faz o seu menor arco no céu. Esse intervalo é sempre menor à medida que nos aproximamos do pólo Norte.

Foto:www.ilpost.it

À partir daí os dias são sempre mais longos com o sol nascendo mais cedo e se pondo cerca de 1 minuto mais tarde até 21 de junho, que será o dia mais longo do ano por aqui.



Em muitas culturas os Solstício de inverno é comemorado como o renascimento do invencível sol:
- Os Pagãos celebravam esse renascimento com fogueiras que simbolizavam sua luz e calor.  
- Os cristãos substituíram as celebrações pagãs, comemorando o Natal, o nascimento de Jesus, conhecido como a verdadeira luz do mundo. 
- Na mitologia persa, Mithra, o anjo de luz e verdade nasceu na noite do solstício depois de ter vencido as trevas.

Se tem uma coisa que amo na Europa são os dias longos! Pôr-do-sol às nove da noite (ou será da tarde?) é um convite a curtir a vida! Não consigo ficar quieta em casa, quero sair, passear, ver gente, ver a noite chegar devagar!  

Hoje o dia está chuvoso, o sol nasceu às 07:01 e vai se por às 17:01... e eu estou com uma vontade de primavera !!! Tomara que passe rápido esse tempo e chegue logo 28 de março com a "Hora legal", assim adiantaremos os relógios, ganhando mais uma hora de luz e calor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário