quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

A CIDADE ARTE - FLORENÇA

Como dizem os italianos, em Florença "L'arte ci salta adosso" ! A arte pula em cima da gente e é assim mesmo! De cada canto, por onde quer que você ande, brota uma obra de arte a te deixar boquiaberto!
Chegamos cedinho e deixamos o nosso carro no estacionamento da estação de trem "Santa Maria Novella", dizem até que tem outros mais baratos, mas esse é super cômodo pois está a dois passos do centro histórico. No final do dia pagamos € 14,00 pelo dia inteiro. Nada mal! 
Atravessamos a rua e "caímos" na praça do Duomo (Catedral)- Basílica di Santa Maria del Fiore - Não me canso de olhar prá esse trabalho magnifico de arquitetura que levou 600 anos para ser completado, e diante da riqueza de detalhes da sua fachada toda em mármore, penso: "Só isso?" Adoro a cúpula monumental do arquiteto renacentista Brunelleschi e o campanário conhecido como a Torre di Giotto. Em frente à basílica está o Batistério de São João o patrono da cidade. Em várias cidades medievais encontramos a catedral e ao lado outro prédio que é o batistério, e assim era porque os pagãos não podiam entrar na igreja, somente depois do batismo!
Seguindo pela Via dei Calzaiuoli, que tem lojas interessantíssimas e o melhor sorvete de pistache que já tomei na vida no "Café Fiorenza Gelateria", à direita chegamos na Piazza della República, uma das maiores da Itália, cheia de cafés, muita gente caminhando, carrosel e músicos dando canja no meio da praça - EMOCIONANTE! Aqui funcionou o Mercado. Como a gente gosta também de uma comprinha, tem "La Rinascente" a maior loja de departamentos italiana e do ladinho a "ZARA" - Uma perdição, minha gente, melhor ficar na arte !
Voltando para a Via dei Calzaiuoli, seguimos em direção à Piazza della Signoria - que já foi chamada de Piazza dei Priori ou Piazza del Granduca - a sua principal construção é o Palazzo Vecchio que abriga um museu e a sede da Prefeitura. Falando em prefeitura - o atual prefeito de Florença - Matteo Renzi -  é forte candidato ao cargo de primeiro ministro, desde que os italianos consigam realmente se livrar de Silvio Berlusconi.  Na fachada do Palazzo Vecchio se vêem vários brasões que remontam ao tempo da República Florentina. Bem na frente o palácio uma réplica do Davi de Michelangelo - original se encontra na Galleria dell'Academia. Imaginem que descobertas arqueológicas feitas em 1974 demonstraram que já existia atividade nessa praça desde o período neolítico. Tem ou não história prá contar essa cidade?
Caminhando passamos pela Galleria degli Uffizi - que abriga um dos museus mais famosos do mundo e foi arquitetada por Vassari a pedido de Cosimo I de Medici para ali centralizar os 13 magistrados. No alto foi projetado ainda uma corredor que ligava o Palazzo Vecchio ao Palazzo Pitti que era a nova residência dos Médici. Hoje o Corredor Vassariano como é chamado, abriga um museu que não é aberto ao público com mais de 1300 obras de arte. Essa é a minha próxima meta em Florença.
Caminhando ainda um pouco chegamos às margens do Arno onde se vê à direita o Ponte Vecchio - uma ponte medieval em arco, com inúmeras lojas principalmente joalherias, uma tentação!
Atravessando o Ponte Vecchio chegamos ao Palazzo Pitti, residência dos Médici, hoje abriga museus e exposições. Anualmente é sede dos desfiles de moda. No Palazzo Pitti está o maravilhoso Jardim de Boboli - um típico jardim à italiana de onde se tem uma vista maravilhosa da cidade.
Parada obrigatória para um brinde depois de um dia tão especial na cidade arte: Bar no terraço do Hotel Continentale - Vicolo dell'Oro 6R na saída do Ponte Vecchio - com direito a vista de tirar o fôlego!
 Batistério e a Basílica ao fundo
 Lá em cima na cúpula
 Cúpula
 Detalhe da fachada
 Torre de Giotto - Campanário
 O melhor sorvete de pistache
 Réplica do Davi de Michelangelo - considerada uma das maiores obras do renascimento e do artista
 Ponte Vecchio - Acima se vêem as janelas do Corredor Vassariano
 Entrada do Ponte Vecchio
Palazzo Vecchio - Piazza della Signoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário