quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

HABEMUS ROMA !!!

Estamos de novo na Europa para meu deleite! Voamos com a TAP Portugal de Salvador até Lisboa e daí seguimos para Roma. No aeroporto de Lisboa já me sinto em casa :)))) E por falar nele a estrutura é maravilhosa, bom free-shop, bons restaurantes e lanchonetes, esteiras rolantes, ilhas de descanso com "chaises" confortáveis e carregadores para celulares e tablets, uma maravilha! Quando comparo com o nosso em Salvador... ai ai ai! mas vamos falar de Roma, que é melhor!

Chegamos no Aeroporto Leonardo da Vinci que fica na cidade de Fiumicino a 32 Km de Roma. Aqui também muito bem estruturado e o que mais me encanta são as inúmeras possibilidades que o turista tem para chegar em Roma:
         De ônibus: Várias companhias fazem o trajeto Fiumicino/Termini (a maior estação de trem e metrô de Roma) a cada hora e a cada meia hora nos horários de pique, por € 4,00. Trejeto - 55 minutos.
            De trem expresso:  O trem "Leonardo da Vinci" leva até a estação Termini por € 14,00 - Saídas a cada 30 minutos das 06:37 às 23:37h - Trajeto -30 minutos. Esse nós experimentamos e é confortabilíssimo!
          De trem metropolitano: A cada 15 minutos de segunda à sábado e a cada 30 minutos aos domingos parte do aeroporto o trem metropolitano que leva até a estação Roma Tiburtina por € 8,00 - Trajeto 45 minutos.
           De taxi: Até o centro da cidade, a corrida fica em torno de € 40,00.
Mais informações no site: www.aeroporto.net

Com o Leonardo da Vinci chegamos na estação Termini e pegamos um táxi para a "nossa" casa: Sim! aqui também fizemos troca de casa, um apartamentinho aconchegante numa região super chic, pertinho de Parioli. O melhor de tudo é que a estação de metrô fica literalmente na porta de casa... maravilha!

Arreamos as malas e fomos comer, estávamos famintos e descobrimos um restaurante/pizzaria delicioso a dois passos de casa. Sábado à noite, ruas movimentadas, gente bonita e elegante passeando, enchendo os restaurantes, bares e cafés, um burburinho animado, adolescentes caminhando em turma, como eles são livres! Andam sem medo, podem desfrutar da cidade tranquilos, ADOOORO ISSO !

Experimentamos uma "mozzarella di bufala" com presunto cru de Parma que confesso, tive que voltar lá prá comer novamente num outro dia, maravilhoso! Se chama Pizzeria San Marino - Corso Trieste 163 - www.pizzeriasanmarino.it - cardápio variado e muito bom, preço justo!

Chegamos no outono, o clima estava uma delícia- em torno dos 15/20º, fresco mas não muito frio ! Bom para caminhar e foi isso que fizemos e muitoooo!

Roma é uma cidade de tráfego intenso, por isso a melhor maneira de se locomover é utilizando o metrô  ou à pé. Nem pense em táxi, só mesmo se tiver com malas muito pesadas. A cidade é muito tranquila, mesmo à noite, é claro, que por ser uma cidade grande temos que estar atentos mas nada parecido com a tensão que vivemos no Brasil, no máximo, ficar ligado em locais de aglomeração como no metrô por exemplo, segurar as bolsas e carteiras, mas sinceramente colocamos a cidade de ponta a cabeça de dia e de noite e não vi nada suspeito!

O metrô de Roma conta com 3 linhas (A, B, B1 e a C em contrução) poucas, se comparado aos de Paris (14 linhas) e Londres (12 linhas), mas por aqui quando começam a escavar encontram ruínas da cidade antiga e aí  se pára tudo! Acho muito legal esse respeito à história e não pude deixar de imaginar o que já se teria feito com os vários m2 no centro da cidade preservados com as ruínas da cidade antiga, se fosse no Brasil.

Os bilhetes de metrô são os mesmos usados nos ônibus da cidade e tem preços variáveis que se adequam à nossa necessidade:
  - BIT - € 1,50 - bilhete único - dura 100 minutos com um número ilimitado de viagens para ônibus e somente uma para o metrô (mas você pode trocar de linha);
 - BIG - € 6,00 - bilhete para o dia inteiro até as 24h com número ilimitado de viagens;
 - BTI - € 16,50 - bilhete turístico integrado -  o bilhete turístico que vale por 3 dias até a meia-noite do 3º dia da validação - apelidei de bilhete Cinderela - com número ilimitado de viagens;
 - BTI - € 24,00 - Carta Settimanale - válido por 7 dias - até a meia-noite do 7º dia da validação - com número ilimitado de viagens.

Compramos o bilhete para três dias e nosso roteiro em Roma ficou assim:

Dia 1 - Manhã - Passeio pela Via Veneto e Piazza Barberini - Praça São Pedro para a benção do Papa ao meio-dia pontualmente ele aparece na sacada - Tarde - McArthur Glen Outlet - Castel Romano - ônibus partindo da estação Termini às 10h - 12h - 15h - último de retorno às 20h - € 13,00 ida e volta. Existem vários complexos de compra ao lado do McArthur que é o máximo prá quem gosta de grifes... nos outros também se compra muito bem! Sapatos então... uma maravilha!
Dia 2 - Visita ao Museu Vaticano - Praça São Pedro - Castel Sant'Angelo - Piazza Navona e a noite em Trastevere
Dia 3 - Coliseu - Foro Imperiale - Foro Romano - Piazza Venezia e Via del Corso com paradinha estratégica na Zara.
Dia 4 - Galleria e Jardins de Villa Borghese - Piazza di Spagna - Via Condotti.
Dia 5 - Fontana di Trevi - Panteão - Piazza Colonna - Piazza del Popolo.