quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

DIA DE GLADIADORES


Chegamos cedinho ao Coliseu e aqui mais uma vez os ingressos com direito à visita ao Coliseu, Foro Romano e Palatino, foram comprados on line para evitar as filas enormes.
http://www.rome-museum.com/it/colosseo_palatino_foro_romano.php 

Coliseu ou Colosseo (em italiano) - É na verdade o Anfiteatro Flavio ou Flaviano, foi construído na Roma antiga no ano 70 d.c. com projeto de Vespasiano e Tito e tem esse nome derivado de Colosseum – por causa de uma ENORME estátua do imperador  Cesare Flávio Costantino, que ficava nos arredores. Mas ninguém diz: Vou ao anfiteatro Flaviano mas sim: Vou ao Coliseu! E nós fomos ! 

Arquitetonicamente uma maravilha, mas as histórias que nos contam são terríveis, muita violência, lutas, sangue, mortes... um horror! Aqui também lançamos mão do "audio-guia", disponível em português. Imaginem que aconteciam cerca de 180 "espetáculos" por ano, que eram financiados pelos grandes "empresários" da época. Os gladiadores tinham uma vida média de 34 anos, os escravos e os prisioneiros condenados à morte eram colocados na arena para lutar sem armas contra gladiadores e animais... uma selvageria! Devo confessar que a energia do lugar não é das melhores! Mas deve ser visto, nem que seja para suspirar de alívio pela evolução da humanidade!

Na saida se vê o Arco de Costantino erguido em 315 d.c. para comemorar a vitória do Imperador na Batalha da Ponte Milvio. Estava em reforma, assim como parte da fachada do Coliseu.

Seguindo na direção sul chegamos ao Foro Romano e Palatino, e aí podemos caminhar entre as ruínas da cidade antiga, uma maravilha!

Depois desse passeio emocionante, seguimos na direção do Foro Imperialo maior parque arqueológico do ocidente – concentrava a vida pública da Roma imperial e republicana até o seculo IV, e se vê caminhando pela "Via dei Fori Imperiali" em direção à Piazza Venezia. 
Um lugar que eu não entrei mas que já está na minha listinha para a próxima vez é o Museu do Foro Imperial e Mercado de Trajano, parece interessantíssimo! 

Depois de tanto caminhar, parada estratégica para repor calorias e continuar.... Almoçamos num bar/restaurante ao lado do Foro Imperiali, mas as opções são muitas:

- Angelino ai Forihttp://www.angelinoaifori.com/ - Largo Corrado Ricci - 40-43;
- Para quem quer somente um sanduiche ou um pizzeta, ao lado do Angelino no Hotel Richmond tem um bar com "snacks" deliciosos! Essa foi a nossa opção. Se for a sua experimente a cerveja italiana "Nastro Azzuro" ou "Birra Moretti".
- Ristorante Ulpia - Tradicional e turístico - Foro Trajano,2
Roof Garden Ristorante - Com vista da cobertura para o Foro Trajano - Via di Tor dé Conti, 25.

Bom, recarregadas as baterias continuamos a nossa caminhada na direção da Piazza Venezia que é o marco zero de Roma. No centro da praça está o "Monumento Nacional a Vittorio Emanuele II", chamado também "Altar da Patria" ou ainda "O Vittoriano" que foi erquido em homenagem  a Vittorio Emanuele II, primeiro rei da Itália unificada e considerado o pai da pátria. 

Dalí Benito Mussolini fazia os seus discursos e está enterrado o soldado não identificado em homenagem a todos os soldados que não puderam ser reconhecidos e enterrados na 1ª guerra mundial. 

Foi sede também da igreja católica. Do Palazzo Venezia o papa assistia às corridas de cavalo que aconteciam ali ate 1883 – é também apelidado de máquina de escrever pela sua forma.

Nessa mesma praça, está o Palazzo Bonaparte, onde viveu desde 1818 até a morte a mãe de Napoleão Bonaparte – Letizia Ramolino.

Da Praça Veneza percorremos a Via del Corso e aqui uma certeza: Se Paris é uma festa, Roma é uma festa que bombou! Agitação, burburinho, gente bonita, músicos, artitas de rua, trânsito.... muuuuito movimento!  Adoooro isso! Depois de um sorvete de pistache delicioso fomos conhecer a Zara da Via del Corso, atenção são duas:  A maior é a segunda vindo da Piazza Venezia. MARAVILHOSA! Boas compras com economia ! Adorei!

À noite, jantar com amigos especiais, Massimo Marchini e Anastasia Londonova num típico restaurante Romano - Ristorante Al pompiere - www.alpompiere.com Via di Santa Maria dei Calderari  - E passeio por Gianicolo, uma colina com vista linda para a cidade! Esse também está na minha listinha de retorno! Adoramos!




Ricco no Coliseu

Coliseu internamente

Parte subterranea onde ficavam os animais

Auto-retrato no Coliseu 


Arco de Costantino

 Ruínas da Roma antiga - Foro Romano






Foro Imperial

Museu do Foro Imperial e Mercado de Trajano

Altar da pátria - Piazza Venezia
Movimento na Via del Corso final de tarde!



 Jantando com amigos especiais!


Passeando em Gianicolo - com Massimo Marchini e Anastasia Londonova

Nenhum comentário:

Postar um comentário