terça-feira, 31 de dezembro de 2013

ARRIVEDERCI ROMA !


Dia de despedida, caminhamos preguiçosamente pelas ruas da cidade para curtir cada cantinho com muita calma. Ainda bem que vamos à Fontana di Trevi assim com uma moedinha garantimos o nosso retorno. A prefeitura de Roma recolhe cerca de 1 milhão de euros por ano em moedinhas jogadas na fonte ! É mole ?


O sol hoje apareceu e ficou firme durante todo o dia, acordamos cedinho, tomamos um delicioso "caffé latte con cornetto" (brioche) com recheio de "marmelata" no bar da esquina, movimentado e animado como sempre... adoooro isso! 

Pegamos o metrô e seguimos na direção da Fontana di Trevi -   O caminho já é uma delícia com lojas maravilhosas de gêneros alimentícios. O que acho uma maravilha é que eles também fazem vitrines fantásticas, dá vontade de comprar tudo e de comer tuuuuudooo ! Uma verdadeira tentação!

Mas, vamos à Fontana di Trevi que é bem melhor!  Bom, a chegada é muito legal, porque a gente vem andando pelas ruelas estreitas e de repente saímos na praça e nos deparamos com essa fonte linda, enorme, a maior de todas (20 m de largura x 26m de altura) e com certeza a mais linda da cidade! O barulho da água, o burburinho dos turistas, todos é claro, de moedinha em punho, jogando na fonte assegurando o retorno a essa cidade deliciosa! O impacto é muito bacana! 


Foi construída no local do "Acquedotto Vergine" que abasteceu Roma desde o ano 19 a.c. por 400 anos.
 


A Fontana de Trevi ficou mundialmente famosa quando a atriz sueca Anita Ekberg usando um pretinho nada básico entrou na fonte no meio da noite e convidou Marcello Mastroianni a fazer o mesmo no filme "La dolce vita" di Federico Fellini - numa das cenas mais conhecidas do cinema.

DICA: As melhores fotos são tiradas após o meio dia, por causa do sol que a essa hora já está alto e ilumina a fonte!

Seguimos caminhando tranquilamente quase como querendo parar o tempo! Dessa vez na direção do Palazzo Montecitorio sede da Câmara dos Deputados onde havia uma manifestação pedindo urgência na votação da lei que aprova o tratamento com células tronco em pacientes com doenças neuro-degenerativas. 
De lá seguimos para o PANTEÃO - construído em 27 a.c., foi destruído por um incêndio no ano 80 d.c. e completamente reestruturado em 125 d.c. no reinado do imperador Adriano, um templo ecumênico dedicado a todos os deuses, daí o nome: Panteão que deriva de "pan" (todos) e "théos" (deuses). Porém desde o século VII foi transformado em igreja católica e por isso a entrada é gratuita.
Na fachada se lê: M.AGRIPPA.L.F.COS.TERTIUM.FECIT - ("Construído por Marco Agrippa filho de Lucio, pela terceira vez cônsul" - alusão à primeira construção) É o único monumento da época greco-romana que continua em perfeito estado de conservação. Chama a atenção pela sua cúpula maravilhosa com quase 40 m de diâmetro. Imperdível a visita!

Do Panteão diretamente para o PALAZZO DEL QUIRINALE - Foi construído em 1583 pelo Papa Gregório VIII para ser a residência estiva do pontífice da igreja católica, pois essa colina era considerada melhor e mais saudável,  que a colina do Vaticano que estava a somente 3,5 Km de distância, v
á entender ! Logo após a queda do império romano tornou-se a residência oficial dos reis da Itália. Em 1946 com a abolição da monarquia tornou-se residência oficial do Presidente da Itália.


Depois dessa caminhada, hora de almoçar! Resolvemos voltar à Fontana di Trevi e almoçar ali pertinho num restaurante Toscano para entrar no clima da nossa próxima parada: a TOSCANA ! 


Dica de Restaurante: 
Aprovado também: Vineria Il Chianti - http://www.vineriailchianti.com/ Via del Lavatore 81/82A. Comidinha deliciosa, vinho melhor ainda!

A maravilhosa Fontana di Trevi

Não me canso de olhar...
Moedinhas para voltar em breve !


Palazzo Montecitório
A imponência do Panteão

Nenhum comentário:

Postar um comentário