sexta-feira, 6 de maio de 2011

TORRE EIFFEL E MONTMARTRE

O tempo continua lindo, dias ensolarados,  temperatura subindo, uma delícia! Hoje fomos visitar a Torre Eiffel e o bairro de Montmartre!
Imaginem que essa torre linda foi construída para a Expo Mundial de 1900 e ia ser desmontada depois, foi salva somente porque pela sua altura (320m) as transmissões de telex  iam muito bem. Ainda bem, né? Hoje é um dos cartões portais mais conhecidos de Paris, e os parisienses a chamam de " A velha senhora" ! O seu arquiteto Gustave Eiffel a projetou quando estava com mais de 60 anos. Por falar em arquiteto uma coisa fantástica que vi aqui é que na fachada de cada prédio fica gravado o nome do arquiteto que o projetou!

Bom, não precisa dizer que a vista lá de cima é fantástica, e valeu cada minuto de espera numa fila quilométrica, é até possível comprar pela internet ( http://www.tour-eiffel.fr/ ) e praticamente não pegar fila, mas eu não queria compromisso de horário e dia, então ficamos admirando a "velha senhora" de baixo enquanto esperávamos. Um conselho: Se puder vá até o topo (sommet), a vista faz toda a diferença!


Metrô na Torre Eiffel:  
Linha 9 e 6 - Estação Trocadéro
Linha 8 - Estação Champ de Mars

Intinerário da Torre para Sacre-couer: Linha 9 sentido Mairie de Montreuil até a estação Nation e então  pegar Linha 2  na direção Port Dauphine e descer na estação Blanche ou Anvers;

Apesar das 14 linhas o metrô de Paris é super fácil e prático, dá prá se virar mesmo não sendo "habituées" !

 A "Velha senhora" vista da Place du Trocadéro

Aqui chegamos na bilheteria

Aqui no segundo andar - já se tem uma vista belíssima de toda a cidade!



Aqui começamos com algumas fotos do topo da torre - Um champagne prá brindar: Salut !
Tin- tin !!

Nessa foto dá prá se ter uma noção da distância do segundo andar onde estávamos para o topo onde fomos depois !
Essa já é uma imagem do topo: ao fundo o Sena, a ponte Alexandre III  o Grand e o Petit Palais.
Aqui estou no segundo andar
Vista do Trocadéro
Essa espera valeu à pena !
Rico no segundo andar da torre
 Nós no Trocadero
Vista do segundo andar com essa linda cidade ao fundo - Estamos apaixonados por Paris- como dizem os franceses "Tombée d'amour"!

MONTMARTRE - Foram tantas as fotos e filmes na Torre Eiffel que chegamos em Montmartre sem bateria na máquina, por isso são pouquíssimas as fotos. Adorei o bairro, super charmoso, parece uma cidade do interior dentro de Paris, vida própria! Fizemos um caminho super legal prá chegar até a Sacre-couer (indicação do site Conexão Paris) que eu amei! Chegamos na estação de metrô "Blanche" ao invés da "Anvers" que todo mundo faz e vimos de quebra o Cabaré Moulin Rouge. Subimos uma rua chamada "Lepic", pensem numa maravilha ?! Mil lojas de frutas, peixes, carnes, padarias, restaurantes, cafés, uma verdadeira farra gastronômica, tudo ali, pertinho dos moradores, dá prá descer de casa às 5 horas da tarde e comprar os ingredientes do jantar fresquinhos, uma maravilha, tão diferente da nossa vida americanizada de estocar tudo congelado, dá vontade de ficar por aqui !!!  Passamos pelas vinhas de Montmartre, depois chegamos ao teleférico que leva até a igreja e nas escadarias da Sacre-Coeur  muita gente, cantores, artistas, uma festa! Todos ali curtindo a vista linda da cidade. Demos uma volta até a Place Tertre que é conhecida como a praça dos artistas: pintores, escultores, caricaturistas, ficamos ali sentados num dos cafés tomando um chop e vendo a vida passar...Um barato! Depois voltamos prá igreja e dessa vez entramos e aproveitamos para fazer orações, Rico ficou super emocionado! Só saímos de lá depois que vimos as luzes de Paris se acenderem e claro a igreja lindamente iluminada! Uma noite mágica !

Metrô para Montmartre / Sacre-Couer :  Linha 2 Azul - Estações Blanche e Anvers - http://map.metro-passes.com/
 Uma das ruazinhas de Montmartre
Nas escadarias da Sacre-coeur

As famosas escadarias de Montmartre
Place Tertre - Praça dos artistas

Rico em frente ao cabaré Moulin Rouge

 Moulin Rouge


Um comentário: