O VALE DO LOIRE - VALÉE DE LA LOIRE

Esse, confesso, era o momento mais esperado da viagem prá mim, estava até com receio dessa grande expectativa, porque geralmente quando a gente espera muito acaba se decepcionando. Quando estávamos ainda em San Michel Ricco me disse que tudo o tínhamos visto até agora tinha sido tão lindo que com certeza o próximo destino não superaria.... mas... qual o que !?! O Vale do Loire é fantástico! Imagine descobrí-lo de bicicleta ? Uma marravilha!
Chegamos em Blois e fomos à pé para o hotel que ficava a 200mts da estação. Depois que ajeitamos tudo fomos andando procurar um lugar para jantar pois já eram quase 10h da noite, a rua estava deserta, era terça-feira, e o  clima era mesmo de cidade do interior. Ricco estava assustado com medo de ser perigoso, daí entramos num bar e pedimos informações e ele só se acalmou quando a 3ª pessoa disse que podíamos andar tranquilamente, que não tinha nenhum perigo. A gente não tá acostumado com isso, né? Fica difícil de acreditar!
No dia seguinte acordamos cedo tomamos o nosso petit dejeuner como sempre com  croissants que não podiam faltar, e pegamos as nossas vélos lindas, super equipadas, com bolsinha de ferramentas, porta mapas, e cambio shimano... maravilhosas, já prontinhas no estacionamento do hotel com o nosso nome, adorei !  Alugamos com a RANDO VELO (http://www.randovelo.fr/), ainda no Brasil e tudo saiu como esperado.

O primeiro tour foi de Blois para o castelo de Chambord, eu tão ansiosa que tava subi na vélo que não fiz nem um alongamentozinho prá enganar a torcida. Uma sensação de liberdade indescritível! Logo depois do centro da cidade entramos num bosque lindo à beira do rio Loire, o cheiro de primavera era delicioso, o silencio só não era total por causa do canto dos pássaros, fantástico! Passamos por vários lugarejos, pontes, riachos, casas lindas à beira do rio, tudo muito florido, prados bem cuidados e finalmente depois de 22km chegamos a uma cidadezinha onde compramos baguetes, sucos, bomba de chocolate, etc. para o nosso pic-nic em Chambord, só que daí, peguei a estrada errada e resultado: fizemos um caminho 7 km mais longo até chegar no castelo, eu já estava super estressada pois entramos no parque nacional e só víamos bosque, pedalávamos muito e só bosque, de vez em quando passava algum carro, mas de repente, Ricco que ia na frente me gritou: "Corra, venha ver isso!" E lá no fundo estava o majestoso castelo de Chambord com seus mais de 440 cômodos, Que felicidade !  Fizemos um pic-nic no  gramado em frente ao castelo, giramos tudo por ali, tomamos um delicioso sorvete de morango com pistache e pegamos o caminho de volta. Ao sairmos de Chambord pedi informações prá um velhinho que nos mandou na direção errada (de novo não !!!!) e pedalamos de novo muito e muito e não saíamos do bosque até que avistei um francês de bicicleta do outro lado, gritei prá ele perguntando se aquele era o caminho para Blois, ele deixou a vélo dele lá e veio na nossa direção, nesse momento fiquei desesperada de medo, quem seria aquele cara? e se fosse um maníaco? Sabe aquelas mil loucuras que passam pela nossa cabeça em 2 segundos? Então já tinha até traçado uma estratégia de defesa (rsrsrs): deixaria Ricardo lutando com ele e correria para a estrada de onde tínhamos vindo para pedir socorro !!! Mas ele foi super gentil e nos acompanhou de volta até a porta do castelo, nos ofereceu água, e nos mostrou a direção certa para Blois.
Bom,  passado o susto o caminho de volta foi muito lindo, encontramos até um campo de lavandas que nem é típico da região! O resultado disso tudo foi que o passeio que deveria ser de 47,6 km acabou em 62,6 Km, já imaginaram o estrago, né?
Foi grande, senti dor a noite inteira, o que me salvou foi ter levado "Dorflex" que tive que tomar de 6/6 horas prá continuar o passeio no dia seguinte pelo Valée de la Cisse que é outro rio da região, bem menor que o Loire, mas lindo também ! Prá mim esse foi o passeio mais lindo, não tinha castelo no trajeto mas a paisagem tipicamente francesa nos deixou boquiabertos, campos de trigo, riachos, pontes, lugarejos, igrejinhas, casas maravilhosas, um céu azul sem nenhuma nuvem, um mar de tranquilidade! Nesse dia foi tudo tranquilo pois eu segui à risca o mapa de olho na quilometragem e quanta alegria quando chegavámos aos lugares marcados no mapa com a mesma quilometragem! rsrsrs 
No dia seguinte passeamos por Blois, fizemos umas comprinhas e descansamos um pouco pois esses dias de vélo não foram fáceis pro corpo... uma maravilha prá mente e pro coração mas as pernas... rsrsrsrs.
Aí vão algumas fotos:

Roteiro: Compramos todos os nossos bilhetes de trem ainda no Brasil pela internet - http://www.sncf.fr/- e retiramos em Paris numa "boutique" SNCF (endereços no próprio site)  - Importante:  É obrigatório apresentar no momento da retirada dos bilhetes o mesmo cartão de crédito que usar para comprá-los na internet.

As cidades na região dos castelos mais visitados são: "Tours" - "Blois" - "Amboise" - "Bracieux".
Principais castelos: Chennonceau - Amboise - Blois - Cheverny - Chambord.

O nosso trajeto... de Orleans para Blois

O nosso hotel que apesar de ser um "duas estrelas" (http://www.annedebretagne.free.fr/) foi o mais confortável e aconchegante, uma excelente relação custo benefício, prá vcs terem uma idéia custou a metade do hotel de Paris incluindo o café da manhã!
Pronta para o primeiro passeio... mal sabia o que me esperava! rsrs
As nossas vélos prontas no estacionamento, tinham até a minha altura...
Adorei o porta-mapas, mesmo que no primeiro dia não tenha adiantado muito... rsrs

O primeiro bosque - Pensei que encontraríamos muita gente como nós, turistas fazendo o mesmo passeio, mas 90% do trajeto fizemos sozinhos, quase não encontrávamos ninguém.... prá gente no início foi meio assustador, tivemos um pouco de medo, mas fomos tranquilizados por todos a quem pedíamos informações sobre isso.




Algumas casinhas lindas no caminho...

No meio dos campos de trigo

Aqui a estrada "infinita" dentro do parque antes de chegar ao maravilhoso castelo
com vcs.... Le Chateau de Chambord!
Merecido descanso...

... e mais merecido ainda pic-nic!

Prédio da prefeitura de Chambord
Detalhes do castelo

Sorvetinho prá relaxar!

Truque de Ricco: Foto da foto!
Detalhe: Prestem atenção no cabelo de Ricco... rs rs rs
Que bonitinho este restô !?!
Aqui eu estava feliz da vida quando depois de todos os percalços me encontrei no mapa, mal sabia que ainda faltavam 19km prá chegar no hotel...

Que linda essa casa !!?!


Viajando na paisagem...






Chegando de volta em Blois
Alguem pode me responder sem dúvida quem estava mais vermelho, o meu rosto ou o  blazer? rsrs

AS FOTOS DO PASSEIO PELO VALE DE LA CISSE:



Parada para meditação

Mente nutrida... chegou a hora do corpo !! rsrsrs



Imagina morar num lugar desses, numa casinha linda como essa ?



Aqui a subida me venceu... tive que empurrar a vélo rsrs


Um singelo santuário que encontramos no caminho

E esse cantinho na beira do caminho?




Hoje foi tudo bem... seguindo o mapa à risca ficamos quase com a quilometragem prevista: 33km.

Esse é o castelo de Blois a cidade onde estávamos

Detalhes do castelo de Blois que fica no centro da cidade.

Castelo de Blois com o príncipe de Orleans ! rs

Share:

2 comentários

  1. Nice response in return of this matter with
    solid arguments and explaining everything regarding that.



    Here is my blog post :: How to get minecraft

    ResponderExcluir
  2. If you are going for finest contents like I do, simply go to see this web site daily
    as it offers feature contents, thanks

    Also visit my webpage; hack twitter

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...