terça-feira, 17 de maio de 2011

LE MONT SAN MICHEL

Segunda-feira - 9/5 - Partimos de trem de Paris para o Mont-St-Michel (www.ot-montsaintmichel.com) - fizemos o primeiro trajeto de TGV  da estação de Montparnasse para Dol de Bretagne, uma cidadezinha linda na região da Bretanha. 
Esse é um lugar mágico, o primeiro impacto é inesquecível: até chegar lá só planícies, paisagens lindas... e de repente se vê ao fundo aquela imagem majestosa do monte! Lindo, emocionante! Fica numa baía que é invadida pelas mais altas marés da Europa. Fiquei super emocionada: Uma energia maravilhosa, a sensação nítida de que eu fazia parte de um todo, uma vontade imensa de me derreter e me misturar com tudo aquilo, virar pedra, virar mato, virar água, virar ar, areia, sei lá o que... veio um chororô tão gostoso, uma emoção tão forte ... Amei !
Na semana que fomos a maré estava baixa, mas pudemos ver as fotos de quando está alta: uma beleza única! É uma região onde é preciso ter muito cuidado para se andar, pois existem pontos de areia movediça e pode acontecer também de aparecerem de repente bancos de neblina deixando os desavisados em situação perigosa, por isso eles recomendam se locomover sempre com um guia da região.
Apesar das várias opções de hotéis fora, preferimos claro a emoção de dormir num hotel dentro do monte, o Le Mouton Blanc  (http://www.lemoutonblanc.fr/) !  Quarto legalzinho mas o banheiro é daqueles de embarcação: minúsculo! 
O lugar é lindo, com ponte elevadiça, portões de ferro, um cenário mesmo medieval, às vezes um pouco assustador, mas quando a gente olha os lindos telhados normandos, as flores que brotam das pedras, aí dá prá se sentir num conto de fadas ! Meio Bela Adormecida, lembram do filme? Tenho 2 filhas pequenas, então lembro de todos os contos de fadas... rsrsrs
É uma região onde se come peixes e crustáceos maravilhosos e nós fomos conferir, claro ! A nossa dica é o restaurant "Chez Mado" - Grand Rue - BP 28 - Mont St. Michel.
Já ia esquecendo de contar:  fomos tomar café da manhã numa boulangerie (padaria) super simpática, e enquanto eu pedia os itens a proprietária me perguntou se eu era italiana, respondi que era brasileira daí ela elogiou muitíssimo o meu francês (sim, estou falando prá caramba, nem eu acredito, tá saindo naturalmente, uma beleza !) e perguntou se eu queria trabalhar lá, imaginem!? Sabem porque isso? A França e acredito a Europa está cheia de brasileiros fazendo turismo, então como falo português, o emprego tá garantido! Encontramos brasileiros em todos os lugares por onde passamos, muitos, muitos mesmo, só perdemos para os japoneses... rsrs

Roteiro: Paris / Dol de Bretagne de TGV - partindo da Gare Montparnasse, por causa do horário do trem 07:30h fomos do hotel no "Marais" para a estação de táxi - por 15,00 Euros. Compramos o bilhete de trem ainda no Brasil já incluso o trajeto de ônibus, que faríamos de Dol até o Monte, os horários são em coincidência com as chegadas dos trens. Assim como na volta um ônibus nos levou do Mont. St. Michel até a estação de Rennes de onde partimos para o Vale do Loire.




Compramos todos os nossos bilhetes de trem ainda no Brasil pela internet - http://www.sncf.fr/- e retiramos em Paris numa "boutique" SNCF (endereços no próprio site)  - Importante:  É obrigatório apresentar no momento da retirada dos bilhetes o mesmo cartão de crédito que usar para comprá-los na internet.

Tem sempre promoções nos finais de semana, como fazem por aqui a Gol, TAM etc.... vale conferir, descontos incríveis !!!


Metrô para a estação de Montparnasse: Linhas 4, 6, 12 e 13 - Estação "Montparnasse-bienvenue"




Apesar das 14 linhas o metrô de Paris é super fácil e prático, dá prá se virar mesmo não sendo "habituées"!


Do ônibus tivemos essa primeira imagem do monte..... ao redor esse lindo pasto cheio de ovelhas!
A entrada

 O nosso hotel - Nesse prédio ficam apenas a recepção e o restaurante, assim que fazemos o check-in recebemos um mapa para para irmos pro quarto... uma aventura!

 As deliciosas baguetes nos salvavam ! Essa é com queijo camembert!








 Essa é a única via para se chegar ao Monte quando a maré está alta.

 E essa ponte ?? 
 Os portões







Tudo isso que vocês estão vendo é coberto pela maré !

 Não falei dos frutos do mar?
Olha a beleza desses pratos!



O monte de dia ...
Ficamos esperando anoitecer (às 22h)  para tirar essa foto. Estava fazendo um super frio, quase congelamos, mas valeu à pena a espera, né?

3 comentários:

  1. Hi there! I could have sworn I've been to this site before but after reading through some of the post I realized it's new to me.
    Anyways, I'm definitely happy I found it and I'll be book-marking and checking back frequently!


    Also visit my homepage :: free psn code

    ResponderExcluir
  2. You are my breathing in, I own few blogs
    and occasionally run out from to post .

    Here is my web page :: psn card generator

    ResponderExcluir
  3. Way cool! Some extremely valid points! I appreciate you penning
    this article plus the rest of the website is also really good.


    Here is my website castleville

    ResponderExcluir