sexta-feira, 6 de maio de 2011

JARDIM DE LUXEMBURGO - SAINT GERMAIN DES PRES

Hoje o dia foi bem Parisiense: alugamos uma Vélib - (a prefeitura de Paris dispobiliza bicicletas para alugar pelo preço módico de €. 1,70  no cartão com a primeira meia hora grátis +  € 1,00 a meia hora suplementar, as demais tarifas no site: https://abo-paris.cyclocity.fr/Abonnements-tarifs/Les-tarifs/Les-tarifs-d-utilisation,  em vários pontos da cidade, sendo que vc pode pegar num ponto e devolver em outro). No início deu um friozinho na barriga mas tomamos coragem e fomos ... pensem numa maravilha? Os motoristas estão super acostumados com os ciclitas e os respeitam de verdade, uma tranquilidade! Os dias têm sido ensolarados apesar de frios, mas hoje a temperatura já está mais alta, melhor prá gente !

Roteiro:  O nosso ponto de partida foi o Hotel De Ville, seguimos pela Rive Droite (margem direita do Sena) até a Pont au Change e atravessamos para a Île de la Cité, onde vimos de cara o Palais de la Conciergerie (que foi  residência e sede do poder real francês do século V até o século XIV e prisão desde 1392 - lá ficou detida Maria Antonieta até ser levada à guilhotina - hoje é o Palácio da Justiça) seguimos até a Pont St. Michel e atravessamos para a Rive Gauche chegando na Place St. Michel, seguindo à esquerda da Place pegamos o Blv. St. Michel  e dobrando à esquerda na Rue des Écoles chegamos até a Sorbonne - Université de Paris  (referência nos cursos de direito, ciências políticas, sociologia etc), seguindo adiante pelo Blv. St. Michel até a Place Edmond Rostand, virando à direita chegamos ao Pantheon de Paris (que inicialmente foi contruído a pedido de Luiz XV como basílica de Santa Genoveva - padroeira de Paris e depois os movimentos revolucionários burgueses transformaram-no em Panteão Nacional), voltamos à Place Edmond e entramos no Jardin de Luxembourg para um delicioso pic-nic (se encontram baguetes deliciosas por toda a região)  e merecido descanso, o Palais de Luxembourg é a sede do Senado Francês. Saimos do jardim pela Porte Fleurus, viramos à direita na Rue Guynemer, seguimos a Rue Bonaparte até a Place St. Sulpice com sua linda igreja, continuamos na Rue Bonaparte até chegarmos ao Blv. St. Germain, bem em frente à igreja de St. Germain e ao Café Deux Magots... parada técnica para um brinde  e ver o tempo passar no vai-e-vem dos franceses que circulam por ali (imperdível!!!) Logo ali atrás na Rue Saint-Benoit o delicioso restaurante "Le Relais de l'entrecôte". Em frente ao Café Deux Magots, seguimos pela Rue de Rennes, pegamos à direita a Rue des Sévres, atravessamos o Blv. Raspail e chegamos no Le Bon Marché - uma loja de departamentos maravilhosa, com todas as grifes que vcs possam pensar, um armarinho fantástico com tecidos e passamanerias de enlouquecer, dá prá comprar um monte de coisinhas deliciosas para beliscar na "Épicerie du bon marché". Uma dica para a noite em St. Germain: Jazz Chez Papa na Rue Saint-Benoît nr. 3.



Metrô na região:
Linha 4 - Estações: St. Michel = St. Germain des Prés = Ódeon = St.Sulpice
Linha 10 - Estações: Sévres-Babylone = Ódeon = Cluny-La Sorbonne
Linha 12 - Estações: Sévres-Babylone = Notre-Dame-des Champs

Apesar das 14 linhas o metrô de Paris é super fácil e prático... dá prá se virar mesmo não sendo "habituées" !!!

 Retirando as Velib`s na Rue du Pont Neuf - Rua da Ponte Nova que paradoxalmente é a ponte mais antiga de Paris!
 Na fila prá comprar as "Baguettes"
Exagerados, compramos 3 mas no final das contas só comemos duas!

 Pic-nic meio despreparado, a minha echarpe serviu de toalha... rsrsrs
 Curtindo o sol no Jardin de Luxembourg
 Ao fundo o Palácio de Luxemburgo que hoje é sede do Senado Francês
Palacio de Luxemburgo ao fundo


 Place Saint Sulpice - estava super chateada - perdi a minha echarpe no Jardim de Luxemburgo!
Café Deux Magots
Esse é o café DEUX MAGOTS - uma instituição em Saint-Germain que é o bairro dos cafés e bistrots, reduto de intelectuais, aqui vinham Jean Paul Sartre e Simone de Beauvoir a escrever todas as tardes. Achamos uma mesinha bem na frente e ficamos ali horas vendo a vida passar, uma delícia! Não podiam faltar claro alguns coups de Champagne!

Aqui já no final da noite, também em Saint-Germain, como se pode ver depois de alguns coups de champagne e vinho, no restaurante "Relais de l'entrecôte" (http://www.relaisentrecote.fr/) Imaginem um restaurante com um unico prato? Isso mesmo não temos escolha, eles só perguntam qual o ponto da carne, simplemente um delicioso contra-filé que derrete na boca com molho de mostarda, uma salada verde com nozes e batata frita, ah e um pão delicioso! Só podemos escolher a sobremesa num cardápio variadíssimo! FAZ FILA todos os dias no almoço e no jantar!


Estação de metrô em Saint-Germain

Nenhum comentário:

Postar um comentário