terça-feira, 17 de maio de 2011

CASTELO E JARDINS DE VERSAILLES

Só mesmo o poder absoluto permitiria a contrução de uma castelo como esse: VERSAILLES é uma imensidão, um exagero de luxo, estonteante !!!
Saímos de Paris pegando o RER C na estação da Pont St. Michel e descemos em Versailles Rive Gauche que é a estação praticamente ao lado do castelo. Hoje dia 8 de maio - dia da derrota formal da Alemanha nazista na segunda guerra mundial (8/5/1945), estava tendo homenagens aos soldados em praticamente todos os lugares por onde passamos, inclusive na chegada em Versailles.

Separamos um dia inteiro para esse passeio, o que eu acho que é a melhor pedida, pois se já estamos lá, o ideal é ver tudo, né? Compramos então "Le passeport" ( € 18,00  em dias normais e € 25,00 nos dias de espetáculo "Les Grandes Eaux musicales" e "Les Grandes Eaux Noturnes"  que acontece aos sábados), que é o bilhete que nos dá acesso a todas as atrações, ou seja, Castelo, Jardins, Petit e Grand Trianon e Domaine de Maria Antonieta, e não dá mesmo prá fazer tudo isso somente num turno, tem que ser o dia inteiro. Ou então comprar bilhetes para as atrações separadamente: Castelo (15,00 Euros) ou Jardins (8,00 Euros) ou Petit e Grand Trianon e Domaine de Maria Antonieta (10,00 Euros). É bom sempre confirmar os preços no site (http://www.chateauversailles.fr).


Começamos a visita pelo interior do castelo com seus salões, escadarias, quartos etc, algo indescritível, é realmente preciso ver para crer.
Depois fomos aos jardins que são imensos, tem gente que aluga aqueles carrinhos elétricos, mas nós para continuarmos no clima, decidimos fazer à pé. Durante todo o trajeto a gente ouve música clássica o que nos transporta aos tempos da monarquia, uma viagem realmente ! Lindos, lindos, lindos e lindos !!!
Em seguida o Trianon e o Petit Trianon, esse último construído por Luis XVI para Maria Antonieta como presente de casamento, visto que o Trianon era, digamos assim, o "cantinho" dele em Versailles, ela também ganhou o dela. Por falar nela, foi a única rainha que modificou a arquitetura de Versailles com o Petit Trianon que ganhou de presente e com o "Domaine de Maria Antonieta", uma "fazendinha" que mandou construir para que os filhos tivessem contato com a vida simples do campo. Nessa fazendinha tinha gado, porcos, galinha, produção de leite, manteiga, tudo como numa fazenda normal !
Pensando bem, com aquilo que deve render hoje o castelo de Versailles acho  que os franceses até se arrependeram de matar os caras ... rs rs rs ! Uma fila quilométrica, zilhões de pessoas pagando perfumados euros para visitá-lo!   Mas, vamos às fotos:

Roteiro:  Pegamos o RER C - Linha 5 (trem regional) pois essa linha chega em Versailles Rive Gauche que é a estação ao lado do Castelo. Da Gare St. Lazare tb se pega um trem mas chega em Versailles Rive Droite, alors:  A linha 5 - RER C passa nas seguintes estações de metrô: Paris Austerlitz = St. Michel = Musée D'Orsay = Invalides = Ponte de l'Alma = Champ de Mars.

Dica para comer: Nos jardins tem quiosques com "baguettes" e "crepes" deliciosos.

Lá ao fundo o castelo
Fui comprar os ingressos e me perdi de Ricardo, fiquei desesperada, quase chorando pois tinha uma multidão e todo o dinheiro e passaportes estavam comigo. Quando finalmente o avistei ele estava tranquilo da vida como se nada tivesse acontecido, ou seja, tão distraído com tudo que nem percebera que tínhamos nos perdido.
Rico na entrada do castelo
Pelo portão dá prá se ver o luxo né?
E a quantidade de gente?


Num dos corredores encontramos o Duque de Orleans (nosso parente) rs rs rs
Ferdinand-Philippe Louis
A capela do castelo: Todos os dias às 10h da manhã o rei chegava nessa tribuna e só então a missa começava.
Os salões de Versailles

Tetos de Versailles



Aqui na entrada da famosa galeria dos espelhos que nada mais era do que um salão de bailes.
Lindo, não?


Da galeria dos espelhos se tem vista para os jardins!
O quarto do rei

e o quarto da rainha... imaginem que tinha a cerimônia para colocar o rei na cama e para acordá-lo, aliás com a rainha também. Era muito comum que pessoas da corte assistissem também ao jantar do rei,  era um espetáculo para eles... imaginem!

Aqui a saída para os jardins




Que imensidão !
O castelo ao fundo





Cada fonte tem as suas estátuas...cada uma mais linda que a outra!


Aqui começam as fotos do "Domaine" de Maria Antonieta, ou seja, a fazendinha!






Aqui nessa casa ficava a produção de leite e derivados

Aqui já de volta ao castelo com vista para os jardins
O café dentro do castelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário